Cinema e Psicanálise

 

Histórico e Objetivo

O Cinema & Psicanálise (C&P) é um projeto pioneiro em Ribeirão Preto, que se iniciou em 1999 como um segmento do “Espaço Cultural” da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto (SBPRP) e atualmente faz parte da Diretoria de Cultura e Comunidade.

Esse projeto tem a finalidade de apresentar o modo psicanalítico de pensar, bem como os nossos analistas, à comunidade, diminuindo o abismo de preconceitos e idealizações que ainda existe em relação aos analistas e à própria Psicanálise. Enfatizamos a importância de uma linguagem acessível com um intercâmbio de ideias, promovendo o enriquecimento de ambas as partes.

O cinema se equipara ao nosso mundo mental enquanto criação e expressão de uma linguagem próxima da dos sonhos e do imaginário.

Esse entrelaçamento da arte cinematográfica com o pensamento psicanalítico nos traz a possibilidade de compreendermos e ao mesmo tempo expandirmos as questões da existência humana. Com isso podemos tê-los (cinema e psicanálise) como ferramentas para pensarmos e representarmos as experiências emocionais e as de conhecimentos a respeito da vida humana.