Comunidade

 

A divulgação da psicanálise através das comissões tem como principal objetivo à apresentação de sua teoria e prática de forma atual e dinâmica, na tentativa de desmistificar as distorções que contribuem com o isolamento da mesma.

1. Seminário Clínico
Discussão em grupos de material clínico apresentado pelo membro da parceria, visando a correlação da teoria com a prática clínica.

1.1 Saúde mental em Ribeirão Preto: Hospital das Clínicas (residência e aprimoramento)
1.2 Espaço crescer em Araraquara
1.3 Unifabibe em Bebedouro
1.4 Instituto de Psicologia Avançada de Ribeirão Preto

2. Seminário Teórico
Apresentação da teoria psicanalítica de forma dinâmica, atual e acessível.

2.1 Saúde mental em Ribeirão Preto: Hospital das Clínicas (residência e aprimoramento)
2.2 Espaço crescer em Araraquara
2.3 Unifabibe em Bebedouro
2.4 IPA em Ribeirão Preto
2.5 USP em Ribeirão Preto: graduação em psicologia

3. Supervisões
Realizadas em pequenos grupos ou individualmente, com apresentação de material clínico, visando além da correlação da teoria com a clínica, a apreensão e instrumentalização da experiência emocional da dupla.

3.1 USP em Ribeirão Preto: graduação em psicologia
3.2 Hospital das Clínicas: residência

4. Consultoria
Visa promover a reflexão dos temas de interesse propostos pelas parcerias.

4.1 Biomedicina na USP em Ribeirão Preto
4.2 Feira do Livro em Ribeirão Preto
4.3 Forum em Sertãozinho
4.4 Forum em Ribeirão Preto
4.5 Miró em Ribeirão Preto
4.6 AMA em Ribeirão Preto

A comissão do Espaço Cultural trabalha com o objetivo de consolidar este espaço como ponto de encontro entre os membros da SBPRP e destes com a sociedade. Um espaço para mobilizar questões culturais e psicanalíticas atuais, onde se possa se reunir para compartilhar conhecimentos e gerar reflexões, sempre em busca de novos vértices de observação. Atividades são propostas acreditando-se capazes de despertar novas possibilidades pessoais e pensamentos psicanalíticos, enriquecendo tanto os participantes como a psicanálise.

Nosso objetivo é a criação de um espaço de diálogo entre psicanalistas e profissionais da área da educação, considerando-se que há, entre esses dois campos, uma área em comum: fenômenos que ocorrem em relações humanas.

Assim, nosso trabalho envolve, além da realização de eventos e palestras sobre o tema, a realização de uma atividade específica que denominamos “Grupo de Conversas”. Estes “Grupos de Conversas” são formados por professores ou por diretores de escolas da rede pública de ensino, coordenados por uma dupla de psicanalistas. A proposta destes grupos é proporcionar uma troca de ideias entre psicanalistas e educadores, por meio da qual estes poderiam compartilhar suas experiências práticas no dia-a-dia do ambiente escolar, suas angústias e seus momentos criativos. A psicanálise contribuiria ampliando o leque de ideias e possibilitando uma compreensão do que se passa nessas relações para além do que é verbalizado, abrindo a perspectiva para o trânsito de sentimentos que sempre estão em jogo nos relacionamentos e, dessa maneira, contribuindo para o desenvolvimento de recursos na lida com as demandas que esses profissionais enfrentam no seu trabalho.

O Espaço Educação está aberto para todas as escolas da rede pública de ensino e os contatos podem ser feitos pelo e-mail: espacoeducacao.sbprp@gmail.com

Andréa Ciciarelli Pereira Lima
Cybelli Morello Labate
Josiane Barbosa Oliveira
Júlio César T. C. Labate
Lídia Neves Campanelli
Maria Auxiliadora Campos
Maria Bernadete Figueiró de Oliveira
Regina C. Mingorance de Lima