SBPRP

 

Nossa Missão principal é promover o estudo e desenvolvimento da Psicanálise, a partir de um padrão IPA* de formação de profissionais envolvidos com o conhecimento da complexidade de ser humano.

A Visão que temos do futuro abarca o cultivo de sermos uma Instituição de excelência, voltada para o contínuo desenvolvimento científico de seus membros, bem como o da qualidade na formação oferecida em nosso Instituto de Psicanálise.

Nossos Valores fundamentais incluem: a) o cuidado com a Função Psicanalítica dos nossos membros psicanalistas, observando as bases fundantes da Psicanálise; b) nossa constante Hospitalidade no trato com nossos colegas psicanalistas, nossos analisandos, parceiros de trabalho e colaboradores; c) nossa profunda receptividade para Inovação; e d) nossa preocupação com uma participação social ativa e responsável.

*International Psychoanalytical Association (IPA): associação internacional criada por Freud, com sede em Londres, a qual congrega Sociedades de Psicanálise ao redor do mundo.

O despertar do interesse pela psicanálise na cidade de Ribeirão Preto, historicamente esteve ligada à vinda de profissionais de diversas partes do país e mesmo de outros países, coincidindo com a implantação do campus da USP, importante instituição de ensino superior brasileira em nossa cidade.

O Professor Zeferino Vaz, médico responsável pela implantação da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP, inovou ao incluir no currículo a disciplina de Psicologia Médica, em 1952, favorecendo a abertura para os estudos psicanalíticos na cidade.

O Depto. de Psiquiatria e Psicologia Médica teve como um de seus primeiros chefes o Dr. Hernán Davanzo Corte, em 1957. A gestão do Professor Davanzo na instituição se caracterizou pela adoção de uma linha teórica de orientação psicanalítica e mais tarde durante o período probatório da SBPRP este foi um dos sponsoring representantes da IPA junto a Sociedade.

A criação do curso de psicologia na FFCLRP (USP), em 1964, fundada pelo Dr. Lucien Lison professor belga, fortaleceu ainda mais o estudo da psicanálise, onde se formaram alguns de nossos membros.

Em 21 de Setembro de 1984, foi fundado o Núcleo de Psicanalistas de Ribeirão Preto, sua primeira diretoria foi composta pelo Dr. David Azoubel Neto, presidente, pelo Dr. Luiz Antonio B. Toledo, vice-presidente, como secretária a Dra. Lenise L. Azoubel e como tesoureira a Sra. Suad H. Andrade.

Em 1993, o Núcleo foi reconhecido como Grupo de Estudos, em 2001 passou para Sociedade Provisória e em 2005 para Sociedade Componente. Durante todo este período, contou com acompanhamento de um Sponsoring Committe nomeado pela IPA, onde se revezaram psicanalistas vindos da Argentina, Chile, Colômbia, Itália e Peru.

Em 2017, a Sociedade Brasileira de Psicanálise completa 12 anos como Sociedade Componente da IPA. Uma trajetória ativa que se destacou no percurso psicanalítico em Ribeirão Preto, promovendo um relevante intercâmbio em nível acadêmico e cultural, atraindo pessoas de diferentes regiões do país, com o objetivo de aprimoramento científico. Atualmente conta com 114 membros, sendo 16 efetivos com funções didáticas, 15 efetivos, 26 associados, 52 filiados e 5 convidados.

Presidente: Paulo de Moraes Mendonça Ribeiro

Diretor Administrativo: Ana Márcia V. de Paula Rodrigues

Assessor Administrativo: Sônia Maria de Godoy

Diretor Financeiro: Mônica Bitar S. Araújo

Diretor Científico: Thais Helena Thomé Marques

Diretor de Cultura e Comunidade: Suely de Fátima Severino Delboni

Assessor Geral de Cultura e Comunidade: Maria Leticia Wierman

Diretor Regional: Sandra Abadia Gomes de Andrade

Diretor do Instituto: Rachel Barbosa Lomônaco Beltrame

Diretor Secretário do Instituto: Miguel Marques

Assessores da Diretoria: Martha Maria de M. Ribeiro, Mario Luiz Prudente Corrêa; Mércia Maranhão Fagundes; Beatriz Troncon Busatto.