Terças na Sociedade

 

No ano de 2009, iniciou-se o projeto Semeando a Psicanálise na Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto (SBPRP). O objetivo era apresentar alguns aspectos da teoria e técnica psicanalítica para estudantes e recém-formados, através de palestras ministradas por psicanalistas desta Sociedade. A partir de 2011, agregou-se uma atividade clínica ao Semeando, denominada "Clinicando" e estas atividades conjuntas passaram a ser chamadas "Terças na Sociedade".

A ideia foi inspirada na iniciativa de Freud em iniciar conversas/discussões sobre psicanálise com um pequeno grupo nas noites de quartas-feiras. A iniciativa do Terças na Sociedade objetivou a criação de uma cultura de interlocução mais sistematizada entre universitários e profissionais da área com a Sociedade, de forma que estes pudessem localizar na SBPRP um espaço específico para suas necessidades conforme o momento atual de vida profissional.

O “Semeando”, como sua própria denominação sugere, visa apresentar conceitos teóricos básicos em conferências proferidas por membros da SBPRP a alunos de Psicologia e Medicina, residentes de Psiquiatria e profissionais da área. Em seguida a apresentação teórica, ocorre o seminário clínico, “Clinicando,” com a participação de alunos de universidades parceiras (USP, HC-USP, Unip, Unaerp e Barão de Mauá). Estes grupos são formados pelos próprios coordenadores de cada universidade. O mesmo palestrante do Semeando fica responsável pela supervisão do caso clínico do Clinicando, o que vem favorecendo a interação entre o grupo, além de propiciar melhor discussão teórico-clínica.

Os encontros são realizados na sede da SBPRP. A programação atual conta com atividades mensais que vão de março até o mês de novembro, apresentando uma demanda crescente de público a cada ano. A grade de programação é refeita anualmente e pensada a partir das sugestões dos psicanalistas convidados e dos participantes do “Terças", visando capturar o que parece ser pertinente ao momento atual, da vida individual à vida em grupo, dos primórdios da vida ao envelhecimento, o corpo e a mente.

Para a elaboração da programação anual, a comissão faz um levantamento dos temas mais interessantes, levando-se em consideração: temas diferentes dos abordados no último ano, que estejam sendo discutidos na Psicanálise dentro e fora do Brasil (exemplo: Congressos ou eventos programados da SBPRP), questões importantes para a formação dos alunos universitários, além disso, um projeto de pesquisa vem sendo desenvolvido pela atual comissão do Terças na Sociedade, com o objetivo de conhecer melhor o nosso público, identificando as suas necessidades para continuar realizando um trabalho em sintonia com as demandas da atualidade.

Em breve Programação Terças na Sociedade 2020